close
AliexpressDicas e Curiosidades

10 dicas para você comprar no Aliexpress

Olá pessoal! Muuuuita gente estava súper ansiosa para este post, já que me pediram diversas vezes nas minhas redes sociais, sempre que eu mostrava algum recebidinho do site mais famoso da China: Aliexpress. Percebo que vocês possuem muita vontade de comprar por lá mas há uma certa insegurança, não é mesmo?

Veja aqui alguns produtos que eu já comprei no Aliexpress.

Então hoje eu venho aqui tirar todas as dúvidas de vocês, vamos ver as dicas que eu separei?

1 – Procure produtos em inglês e com palavras generalistas

Por mais que grande parte dos produtos sejam encontrados com a pesquisa em português, mais produtos que se enquadram no que você  está procurando serão encontrados se você fizer a pesquisa com o nome em inglês, principalmente aqueles produtos mais complexos. Não sabe nada de inglês? Não tem problema pois, nesses casos, o Google Tradutor te ajuda!

Testei aqui e descobri mais uma coisa:

  • pesquisei “anel dourado”: Encontrei 10,588 resultados
  • pesquisei “golden ring”: Encontrei 10,588 resultados
  • pesquisei “gold ring”: Encontrei 73,711 resultados

O que isso significa? Utilize as palavras em sua forma crua. Ao invés de usar dourado, usei ouro, assim muuuuuuito mais resultados foram encontrados.

2 – Verifique o número de pedidos

Agora você encontrou o produto perfeito, aquele que é a sua cara e….. 0 pedidos! Cai fora, não vale a pena arriscar a compra (só se é o único vendedor do Aliexpress inteiro que venda aquilo, aí pode ser que seja cilada ou não). Eu sempre procuro encontrar o produto que tenha um número relativamente aceitável de pedidos e com boa qualificação (falo sobre isso no item abaixo). Quer um número exato? Um produto com 50 pedidos e boa qualificação já é considerado um produto com menor risco de compra.

aliexpress número de pedidos
Em verde está assinalado onde você encontra o número de pedidos de um produto.

3 – Produtos acima de 4,7 estrelas

Vocês sabiam que as pessoas que compraram o produto podem qualificá-lo? Então, eu sempre indico comprar produtos com mais que 4,7 estrelas, menos que isso? Não me arrisco. Por mais que seja tentador você comprar aquele produto com 4,5 estrelas mais baratinho, isso significa que muitas pessoas podem ter dado nota menor que 3 para ele, o que é uma nota péssima quando se trata de compras online.

aliexpress estrelas
Em verde está assinalado o local onde você encontra a qualificação por estrelas e por número de votos, no produto.

4 – Veja as fotos de quem já comprou

Quer fotos reais do produto? Vá nos comentários, depois filtre os comentários com imagens. Assim você pode ver o que realmente é entregue para o comprador e se o produto virá dentro do que você está esperando.

aliexpress comentários com fotos
Nesta imagem você pode observar um comentário de um comprador deste chaveiro da Sakura Card Captor.

5 – Cuidado com o frete

Antigamente o Aliexpress era bem mais famoso devido o baixo valor e ao frete grátis. Fiquei sabendo que devido muitos produtos chegarem danificados por causa dos Correios aqui do Brasil, os vendedores da China acabavam tendo muitos prejuízos. Esse prejuízo se dá através de uma proteção que o comprador do Aliexpress possui (comento sobre isso no item 8).

Então, para os vendedores não saírem no prejuízo, agora a maioria dos produtos enviados aqui para o Brasil possuem um valor (normalmente pequeno) de frete.

frete aliexpress
Em verde está assinalado o local onde você encontra as informações de custo de envio.

Ah, mais uma coisa que eu tenho que comentar: de vez em quando você encontrará produtos que são enviados de outros países além da China… O que você faz? Escolhe o que tem o menor valor de envio!

Nesta imagem você pode ver um exemplo de opções de local de envio do produto.

 

6 – Roupas? Cuidado com os tamanhos!

Vocês já notaram que a maioria das meninas asiáticas são pequeninas? Então, como as roupas são feitas lá, os produtores utilizam esse padrão pequeno para confeccionar as roupas. O item abaixo vai te ajudar a não errar ao escolher o seu tamanho!

7 – Leia com atenção a descrição do produto

E isso serve não só para roupas mas para os outros itens também. Vou contar uma breve história:

Um dia eu fui comprar um presente para o Eduardo e, ao ver a foto do produto, já achei que fosse um mixer para bebidas e tal. O produto chegou na minha casa e eu não sabia como funcionava então, fui ler na descrição do produto né? Para a minha surpresa não era um mixer, era uma escova para limpar lente de câmeras fotográficas. Morri rindo hahahhahahahahhahahhaha

Sobre as roupas: verifique a tabela de medidas do produto. Essa tabela fica na aba de descrição do produto. Fique atento, pois muitas tabelas também possuem o tamanho em polegadas além de centímetros.

medidas aliexpress
Essa imagem demonstra um exemplo de tabela de medidas de uma blusa.

Recebeu o produto que não condiz com a descrição, ou pior, não recebeu nada? Não se preocupe, porque:

8 – Você está protegido

Não precisa ter medo do produto não chegar e você levar um calote! Quando você faz um pedido, o produto tem um prazo máximo para chegar até você. Ao finalizar este prazo, é possível abrir uma disputa pelo próprio site (na página dos seus pedidos) pedindo o dinheiro de volta. Nas pouquíssimas vezes que precisei abrir uma disputa, recebi o dinheiro de volta logo em seguida. Se o prazo está acabando e você ainda quiser esperar mais alguns dias antes de abrir a disputa, pode entrar em contato com o vendedor e pedir para que ele aumente o prazo.

Localização do botão de abrir disputa

O produto chegou e não atende a descrição? Você pode devolver e receber todo o dinheiro de volta, ou receber um reembolso parcial e ficar com o produto!

Visite a página do Aliexpress para mais informações da Proteção ao Consumidor.

9 – Use e abuse de ferramentas para economizar

Sempre que possível é bom utilizar algum site que te disponibilize algum descontinho né? Melhor ainda se esse site te proporcionar dinheiro de volta. Há algum tempo eu utilizo em todas as minhas compras o Méliuz (meliuz.com.br), site onde você fecha R$20,00 e pode utilizar esse dinheiro em outras compras ou até mesmo poder retirá-lo para você. Sabe o que é o melhor? Lá possui descontos para vááááaárias lojas, não só para o Aliexpress. Lá no site eles explicam direitinho como você baixa o gadget e tals e pode confiar? Eu uso muuuuito ♥

10 – Tenha paciência

O tempo de espera de algum produto é muito relativo, varia de produto para produto e de pessoa para pessoa. Eu já passei por todas as situações de espera possíveis: já tive produto que não veio, produto que demorou horrores para chegar e produto que veio como o Flash hehehe

Sente e espere. Não fique abrindo o site do Aliexpress todos os dias para saber o andamento do produto pois é algo que na maioria das vezes vai demorar em média 3 meses para chegar. Procure não comprar produtos que você esteja precisando com urgência ou para uma data específica. Compre o que você está interessado e espere a surpresa chegar na sua casa.

Pode ter certeza que quando chegar você vai pensar: ‘Nem lembro o que eu comprei lá’… Sério, é uma sensação engraçada mas ao mesmo tempo boa, porque você tem a surpresa de relembrar que você tinha comprado aquilo hhahahahhaha

Algumas outras informações importantes:

  • Se você comprar no crédito, o valor da fatura será a cotação do dolar no dia do pagamento e não do pedido
  • Você pagará IOF de 6,38% se comprar no cartão
  • Você possui a opção de comprar no boleto, que normalmente sai mais barato ou o mesmo preço, dependendo do cartão

Ainda possui alguma dúvida sobre o Aliexpress? Essas dicas te ajudaram? Deixe o seu comentário!

Tags : aliexpresschinacomprinhasdicas

Deixe um comentário