close
Dicas e Curiosidades

O que é um Brainstorm e como você pode driblar o bloqueio criativo

Mass Image Compressor Compressed this image. https://sourceforge.net/projects/icompress/ with Quality:80

Olá pessoal! Sabe aqueles dias em que você precisa de criatividade para render e simplesmente nada sai da sua mente? Hoje ensino vocês a ter um Brainstorm.

A post shared by Belle Diva (@belledivablog) on

Brainstorm é, literalmente, “tempestade cerebral” em inglês. E, na prática, é isso que se faz mesmo: uma tempestade de ideias. Essas ideias partem do grupo envolvido na criação de um projeto, onde os participantes podem expor até as coisas mais esdrúxulas. Fonte

Eu nunca fiz nenhum curso para isso, vim aqui apenas para compartilhar a minha experiência caso você queira se inspirar e até fazer como eu fiz, já que não é algo que pode lhe estressar à nível extremo e/ou trazer algum mal. Eu comecei a usar este método porque eu simplesmente não possuía mais temas para vídeos, o que eu iria gravar? Mas ultimamente eu estou usando com tudo o que eu preciso, até para ter opções de tema para o meu TCC!

Quer aprender como eu faço? Vem comigo!

1 – Silêncio ou Música?

Esse é o ponto mais subjetivo de todos, pois depende do que cada um gosta. Quando você estuda/estudava, fazia isto com ou sem música? Se estou sozinha em casa eu prefiro no silêncio mas, se há barulhos externos que me desconcentrem (conversas, obra,…) eu coloco uma música que eu goste em um volume agradável.

2 – Local organizado

Esse é um ponto ideal: sempre faça em um local organizado e confortável física e psicologicamente. Eu gosto de sentar na cama, pegar a mesa de colo e escrever ali mesmo, em um caderno. Não uso notebook, celular ou tablet porque isso sempre acaba me tirando a atenção e, quando eu vejo, já estou dando like nas fotos do Instagram.

3 – O prazer de um café/chá

Se você gosta de alguma bebida específica a ponto de te deixar calmo e relaxado, faça, sirva-se e aprecie!

4 – Anote as ideias

Agora é a parte mais importante, do método em si.

Pense em um assunto básico, que você adoraria trabalhar, vou usar como exemplo assuntos para vídeos no Youtube.

Gosto de falar sobre cabelos. Abra esse tema: cabelos > cabelos lisos > produtos para tirar o frizz > produtos para deixar o cabelo com mais volume > produtos para encorpar o cabelo > como fazer chapinha sem estragar o cabelo > como selar as pontas do cabelo > …

Viram como uma coisa vai puxando a outra? Vou dar outro exemplo: Aliexpress > o que gosto de comprar no Aliexpress > qualidade dos produtos > como escolher um vendedor bom > decepções do Aliexpress > produtos indicados > produtos que não indico > ….

Viram como você pode pegar um tema e conseguir criar vários a partir deles?

5 – Quando parar?

Você vai saber! Ou você vai ver que as ideias estão fluindo cada vez com mais dificuldade ou você começa a se sentir ansioso/estressado por estar tempo demais ali. Pare, relaxe, volte outro dia.

Gostaram das dicas? Me conte o que você achou do Brainstorm!

 

Tags : brainstormcriatividadedicas

Deixe um comentário