close
Dicas e Curiosidades

Sobre Farmácia – Qual a diferença entre remédio de marca, genérico e similar?

Olá Divas!

Sei que muitas pessoas te dúvidas sobre esse assunto, então vim rapidinho tirar essa dúvida de uma vez por todas!

 

5cbe68487433b95b2b49c21cac28f8fc

O remédio de marca é algo inovador, o qual é inédito no mercado atualmente. O genérico é um clone perfeito desse remédio de marca. Remédio similar é uma cópia que se “aproxima” do medicamento de marca.

A invenção de um medicamento novo funciona basicamente assim: Para criar um remédio novo, de marca, é preciso descobrir um princípio ativo (substância) que seja capaz de curar uma doença. É um trabalho extremamente duro, o qual pode levar décadas e fazer a empresa gastar milhões de dólares com essa pesquisa. Para compensar todo esse esforço, a lei de patentes daqui do Brasil garante que tal laboratório que criou um novo medicamento, recupere o seu investimento vendendo a invenção sem concorrentes por até 10 anos. Quando passam esses 10 anos, os outros laboratórios podem copiar esse princípio ativo da droga e lançar uma cópia exata, o qual é chamado de genérico. 

Por que confiar no genérico? Ele passa por inúmeros testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência, que vão medir se ele funciona corretamente e exatamente igual àquela droga inovadora (de marca).  Então, para um medicamento Genérico estar na prateleira, eles DEVEM estar agindo no nosso organismo tão bem quanto o original.

Enfim, eu, como estudante de farmácia, confio plenamente nos Genéricos, eles são mais baratos e são obrigados a estarem nas prateleiras com uma cópia exata do original.

Tags : farmáciagenérico

Deixe um comentário