close
Cabelos

Meu Cronograma Capilar – O início

Olá divas!

Descobri a muito tempo, com o blog da Pretty Poison o tal do Cronograma Capilar.

Ele nada mais é como um tratamento, a longo prazo, para recuperar os cabelos danificados, independente do dano que ele tenha recebido e por quanto tempo. Ele é basicamente hidratação, nutrição e reconstrução. Não necessariamente nessa ordem, nesse post vamos conversar um pouco mais sobre isso.

 

cronograma capilar máscaras

O Cronograma capilar é de 4 semanas. Você deve recomeçar os ciclos, voltando para a semana 1 durante bastante tempo, o qual depende de cabelo para cabelo. O cronograma oficial é: (imagem da Pretty Poison)

Então, ela aconselha para que a gente comece o oficial para depois adequar com o que o seu cabelo te dará de resposta.

O que eu fiz: Eu me inspirei no cronograma que a Pretty faz no cabelo dela, e acabei modificando-o para o meu, e sim, logo no início. Por quê? Eu me identifiquei muuuuito com o tipo de cabelo que ela tem hoje, então eu acredito com com mais fases de reconstrução o meu cabelo vai ficar melhor. Nunca fazer reconstrução mais de 2 vezes ao mês, excesso de queratina tem efeito rebote!

O meu cronograma é:

  • Semana 1: Nutrição, Hidratação, Nutrição
  • Semana 2: Nutrição, Hidratação, Reparação
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 4: Nutrição, Hidratação, Reparação

Eu faço meu cronograma Segunda, Quarta e Sexta. Agora vamos conhecer as máscaras que eu estou usando e ver o que eu achei delas:

Hidratação:

 

vaporeon447

ingredientes reparação natura

As máscaras hidratantes podem conter silicones, alcoóis modificados, podem conter componentes a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina… Não precisa ter todos esses componentes, mas são eles que identificam se é ou não uma máscara que vai repor a água do seu cabelo e reduzir o efeito ressecado.

A máscara que estou usando é da linha Sou da Natura e estou gostando muito. Eu já havia dito que eu gostei muito dessa linha inteirinha para os cabelos né?

Nutrição:

vaporeon458

novex óleo macadâmia

ingrediente novex

As máscaras de nutrição devem conter óleos. E agora vale tudo, óleo de argan, macadâmia, côco,… As meninas normalmente usam o óleo mesmo, comprado em algumas lojas que vendem produtos específicos, mas eu prefiro fazer com a máscara mesmo, já que meu cronograma capilar é feito normalmente em torno das 6 horas da manhã 🙁

Se o seu cabelo está com um aspecto “morto”, sem brilho, sem movimento, sem nada mais ele precisa de nutrição para voltar a ter mais vida.

Restauração:

 

vaporeon451

reconstrução gold

ingredientes reconstrução gold

Para quem não sabe, “ina” no final de uma palavra, normalmente se refere à alguma proteína. Esse então é o principal componente de uma máscara desse tipo: arginina, queratina, creatina,… O colágeno vale também, ok? E ele vai servir basicamente para deixar o fio menos quebradiço, mais grosso e mais forte.

Gostaram do cronograma?

Tags : cronograma capilar

2 Comentários

  1. Nadine, mas está funcionando para o teu cabelo? Essas máscaras estão dando conta? A quanto tempo estás fazendo este cronograma? Tem dicas de como identificar de qual passo um cabelo precisa mais? Quanto tempo preciso deixar a máscara no cabelo em cada etapa? Já li sobre cronograma capilar uma vez, mas fiquei com essas mesmas dúvidas… Abraços!

    1. Olá!!

      Sim, estou notando algumas melhoras (mínimas por enquanto) no meu cabelo. É um tratamento longo, de muito tempo e que temos que ter bastante persistência para se quisermos ter um cabelo bem bonito e saudável. Essas máscaras estão dando conta, mas eu amo variar e provar novas. Atualmente uso as mesmas ainda e meu cronograma fechou 1 mês no fim de semana passado. Já notei o cabelo mais saudável, principalmente as pontas estão menos endurecidas e ele está um pouco menos fino do que é normalmente.

      Para cabelos ressecados o indicado é a hidratação. PAra cabelos sem brilho e não muito soltos é a nutrição. Para cabelos que se quebram facilmente e que estão com pontas duplas e danificações gerais, é a restauração/reparação.

      Eu sigo exatamente as instruções de uso da própria máscara. Faço direitinho o que manda (na faculdade de farmácia eu aprendi a sempre seguir o que a empresa acha melhor para o tratamento, pois eles entendem direitinho o quanto a máscara fica agindo no cabelo, e tempo demais pode ser prejudicial ou não fazer mais efeito).

      Espero ter respondido as tuas questões direitinho! Respondi com o que consegui aprender nesse primeiro mês. Espero que tenha te ajudado de alguma forma!!

      Beijooos

Deixe um comentário