close
Saúde

Varizes

Mass Image Compressor Compressed this image. https://sourceforge.net/projects/icompress/ with Quality:80

Vamos tirar nossas dúvidas de uma vez por todas sobre esse mal que atormenta homens e mulheres!

O que são?

Andar sobre as duas pernas criou um sério problema para a circulação: o coração fica bem distante dos pés e das pernas. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias. Mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. E este esforço é desenvolvido contra a força da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso é executada pela veias. Por isto a natureza lança mão de alguns mecanismos para facilitar o retorno do sangue das pernas até o coração.

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, com volume aumentado, tornando-se tortuosas e alongadas com o decorrer do tempo.

Microvarizes, ou telangiectasias, são varizes intradérmicas, superficiais e, por esse motivo, adquirem uma coloração mais avermelhada ou arroxeada.

Como se previne?

Primeiro devemos saber os fatores que desenvolvem: tabagismo, idades avançadas, histórico familiar, obesidade, exposição em temperaturas elevadas, gravidez, sedentarismo ou pílulas anticoncepcionais.

Praticar exercícios físicos, evitando sempre o uso demasiado de peso nas pernas durante os mesmos. Usar meias elásticas, principalmente durante a gestação, ou em atividades em que se permaneça muitas horas em pé, além de manter um peso corporal adequado.

É bom também, após de um dia bem cansativo, deitar na cama e deixar os pés para o alto, fazendo com que o sangue circule melhor na parte de cima do corpo.

Tratamento?

Primeiro vá ao médico e ele te indicará a forma mais adequada de tratamento. Existem laser, cirurgia, por ondas,….

Deixe um comentário