close
Desabafo

Dicas Aleatórias para os Estudos

Olá pessoal! Em época de provas, fica todo mundo atacado dos nervos, tentando encontrar métodos de estudos alternativos para melhorar o desempenho na escola/faculdade/concursos. Eu sou a prova disso e prometi que no momento em que terminasse esse semestre (que passou), eu iria fazer um post para vocês falando de coisas que podem nos ajudar nos estudos.

Com esse post, eu aprendo um pouco mais de como me sair melhor em provas e acabo ajudando quem tambéme stá passando pelo mesmo problema que eu. Todas as dicas eu já fiz ou achei interessante para fazer no próximo semestre, então, mãos a obra!

Estude antes de dormir

Se você tem um resumo/resenha sobre algum assunto para fazer, não custa nada dar uma lida no tópico que mais nos deixa em dúvida, no momento antes de dormir. Há pesquisas que dizem que nosso cérebro, enquanto dorme, acaba reforçando algumas ideias pensadas antes de deitarmos.

Estude aos poucos

Se você quer apender, e não decorar, de nada adianta você se matar estudando 1 dia por semana toda a matéria do mês. O mais correto é estudar um pouquinho todos os dias, pois é assim que a idéia se fixa por maior período de tempo.

Se questione

Não adianta nada você ler, ler, e ler, se não fizer algo para ver se realmente aprendeu. Em certos intervalos de estudo, se questione algo que estudou há pouco, para ver se realmente lembra.

Anote

Anotações à mão ajudam muito mais a gravar do que algo digitalizado. Muitas vezes, quando escrevemos, demoramos bem mais para terminar uma frase, e isso ajudará a fazer com que a frase fique mais tempo rodando na nossa cabeça.

Faça uma pausa

Como os caras do KitKat já diziam, assim como a ciência: “Fazer pausas regulares podem aumentar a produtividade e melhorar a nossa capacidade de se concentrar em uma única tarefa”.

Faça exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável

Há inúmeros estudos provando que uma boa saúde física melhora nossa saúde mental.

Desestresse

Não adianta você inventar de passar 9857298375923 horas estudando se você irá ficar muito estressado fazendo isso. Para contonar essa situação, dance, saia com os amigos, olhe uma série, jogue,… Qualquer coisa é válida para relaxar.

Saia da internet

Se você for estudar, em hipótese alguma abra qualquer coisa na internet que não seja válido para o estudo. Desvios de atenção irão diminuir sua concentração e seu tempo de estudo, além de fazer você desistir muito mais rápido de terminar a matéria.

Se conheça

Não julgarei, apenas irei passar a informação a diante. Tem gente que prefere siêncio, música, local movimentado, madrugada,… Entenda como seu cérebro funciona para os estudos e aproveite o máximo.

Tome café

Se você gosta, tome um pouquinho para te deixar mais animado e acordado. Só não vale se entupir com café! O excesso pode trazer muitos malefícios para o corpo.

Fuja dos marcadores de texto

Lendo algumas coisinhas, descobri que quando usamos marca-textos, acabamos prestando menos atenção no que é importante e marcando coisas a mais. Se você quiser fazer um resumo e marcar o importante, a dica é a seguinte: Leia 1 vez o texto por cima, para ver do que se trata.

Leita pela 2ª vez o texto marcando os PARÁGRAFOS importantes, com colchetes ou chaves do lado.

Leita pela 3ª vez o texto e marque os trechos mais importantes desses parágrafos.

Após isso, escreva um resumo do que você lembra de ter lido. Revise se anotou tudo (APÓS escrevê-lo). Dessa forma você se obriga a ler 4 vezes o texto e ainda escrever sobre.

O método de tempo que mais me adequei

Eu li muito sobre: Quanto tempo é necessário para estudarmos bem? Então li, reli textos e pesquisas além de testar várias e cheguei a uma conclusão, a mais subjetiva de todas no meu post. Já adianto, funcionou para mim.

Eu li sobre a técnica que um psicólogo deu para um site. A técnica se chama Técnica de Pomodoro, o que nos diz para a cada 25 minutos de estudo, parar 5. Tudo minusciosamente cronometrado, para não passar e nem terminar antes. Na verdade eu indico a leitura desse post que eu linkei ali em cima, pois ele explica coisas a mais sobre meditação de 1 minuto (o que eu ADOREI) e sobre desistir no meio dos estudos.

Enfim, espero que vocês tenham gostado do post, ele foi feito com muito carinho para vocês. Repito mais uma vez, é um post totalmente subjetivo, talvez essas dicas não sejam válidas para todo mundo, então continue procurando o que te agrada mais 🙂

Tags : dicasestudos

Deixe um comentário