close
Dicas e Curiosidades

Conheça a origem das estampas mais famosas

Os tecidos com estampas já viraram parte do universo feminino, masculino, moda casa e muito mais. Elas estão nas roupas, acessórios, calçados, toalhas, tapetes,… Você já parou para pensar em como surgiram as estampas mais comuns e como elas vieram para o nosso dia-a-dia? Vem conhecer a origem das estampas mais famosas que se vê no nosso cotidiano.

Veja o trabalho maravilhoso da Estamparia Indie.

Eu vim contar para vocês um pouquinho do que eu aprendi:

Animal Print

 

animal print origem das estampas

 

Tecidos com essa estampa existem desde o século 18. Vale comentar que o motivo dessa estampa se tornar famosa foi o sucesso do filme “Tarzan”, lançado em torno da década de 30. Depois da febre, a onda amenizou e só retornou em 1970. Desde então, está sempre aparecendo nos desfiles e em roupas dos ícones fashion mundiais. Saiba como usar.

Floral

 

floral

 

A origem das estampaa florais surgiu na Índia, local onde a estampa era uma das mais utilizadas no século 18. No século 19, a reprodução dos florais nas roupas ganhou força novamente devido o movimento artístico Art Nouveau, o qual se inspirava na natureza e que chegou à arquitetura e artes gráficas.

Liberty

 

liberty

 

 

É uma estampa de flores, porém, todas elas são bem pequeninas. Liberty é o nome da loja de departamento, que fica em Londres, inaugurada em 1875. A padronagem, porém, só começou a fazer sucesso nos anos 1920, tanto no guarda roupa feminino quanto nas decorações de ambientes internos.

 

Poá

 

petit poá

 

É a estampa mais clássica e fácil de usar. Ela é cheia de bolinhas, que vem do termo francês “pois”. que significa ervilha. Esta estampa é o símbolo da década de 50 e remete aos imigrantes do leste europeu, que chagaram À América e trouxeram a polka (poá em inglês) ritmo o qual trazia a estampa de bolinhas em seus figurinos.

 

Listras

 

listras

 

A história dessa estampa começou no século 13, em que as listras eram muito escandalosas para a sociedade européia. Era símbolo de liberdade e transgressão e foi muito utilizada por vários artistas plásticos famosos. A grande estilista Coco Chanel, que na década de 20 adotou essa estampa que era utilizada pelos marinheiros.

Espero que tenham gostado do post, ele é super simples mas nos ajuda a conhecer um pouco da origem das estampas.

Tags : estampasorigem

Deixe um comentário