Olá Divas!

As estampas sempre estão presentes no universo feminino e em muitas outras coisas também. Elas estão nas roupas, acessórios, calçados, moda casa, toalhas, tapetes,… Mas você já parou para pensar/pesquisar sobre como surgiram essas estampas no nosso dia-a-dia?

Eu vim contar para vocês um pouquinho do que eu aprendi:

Animal Print

 

animal print

 

Tecidos com essa estampa existem desde o século 18, mas foi devido o sucesso do filme “Tarzan” qie essa estampa ficou super popular a partir da década de 30. Depois da febre, a onda amenizou e só voltou com tudo em 1970 e desde então está sempre aparecendo nos desfiles e em roupas dos ícones fashion mundiais.

Floral

 

floral

 

A estampa floral surgiu na Índia, local onde a estampa era uma das mais utilizadas no século 18. No século 19, a reprodução dos florais nas roupas ganhou força novamente devido o movimento artístico Art Nouveau, o qual se inspirava na natureza e que chegou à arquitetura e artes gráficas.

Liberty

 

liberty

 

 

É uma estampa de flores, porém, todas elas são bem pequeninas. Liberty é o nome da loja de departamento, que fica em Londres, inaugurada em 1875. A padronagem, porém, só começou a fazer sucesso nos anos 1920, tanto no guarda roupa feminino quanto nas decorações de ambientes internos.

 

Poá

 

petit poá

 

É a estampa mais clássica e fácil de usar. Ela é cheia de bolinhas, que vem do termo francês “pois”. que significa ervilha. Esta estampa é o símbolo da década de 50 e remete aos imigrantes do leste europeu, que chagaram À América e trouxeram a polka (poá em inglês) ritmo o qual trazia a estampa de bolinhas em seus figurinos.

 

Listras

 

listras

 

A história dessa estampa começou no século 13, em que as listras eram muito escandalosas para a sociedade européia. Era símbolo de liberdade e transgressão e foi muito utilizada por vários artistas plásticos famosos. A grande estilista Coco Chanel, que na década de 20 adotou essa estampa que era utilizada pelos marinheiros.

Tags: ,