close
Saúde

Hematomas :(

Mass Image Compressor Compressed this image. https://sourceforge.net/projects/icompress/ with Quality:80

Olá gente! Hoje no cursinho eu caí de madura no chão, e acabei batendo a minha perna no palquinho lá na sala.

Cheguei em casa louca de dor, e ta aparecendo um roxo, resolvi pesquisar um pouco sobre hematomas 😉

O que é um hematoma?

Um hematoma é uma acumulação localizada de sangue, (geralmente coágulo num tecido ou órgão), fora de um vaso sanguíneo. Isto ocorre porque a parede do vaso sanguíneo, artéria , veia ou capilar , foi danificado e libertou sangue para os tecidos onde não pertence, ou seja uma hemorragia interna.

O que fazer com os hematomas?

Para contusões, o indicado é aplicar gelo, várias vezes ao dia, com no máximo 5 minutos ele encostando na pele. Isso ajuda a diminuir o sangramento e o inchaço.

Eleve o membro afetado. O sangue irá sair da área e ficará menos inchado.

Se ainda tiver dores, após cerca de 48 horas, aplique calor com toalhas quentes, uma garrafa de água quente ou almofada de aquecimento. O calor é aplicado por 20 minutos a uma hora para promover a absorção e reparação. Uma vez que o calor provoca inchaço e aumento de tecido líquido, que pode prejudicar a função, compressas quentes podem ser seguidas de aplicações de frio para minimizar os efeitos adversos do calor.

A pressão sob a forma de uma bandagem elástica adesiva pode ser útil para reduzir o sangramento e inchaço. Se a infecção se desenvolver na ferida, os sinais e sintomas podem ser mais graves, como uma febre de 38 graus ou mais, edema circundante com vermelhidão e pus. Se qualquer um destes sintomas aparecerem, o seu médico deve ser notificado para garantir que não fique com mais um problema de saúde.

FONTE: http://cuidadossaude.com/2010/02/formacao-de-hematomas-e-tratamento/

 

Agradeço à minha colega do cursinho, que me lembrou de fazer essa OBSERVAÇÃO: quando você for colocar o gelo em qualquer parte do corpo, não coloque-o direto em contato com a pele, pois ele vai queimá-la, coloque um pano entre a pele e o gelo.

Deixe um comentário